26/06/2009

Trepadeiras



* Nome Científico: Ipomoea alba
* Sinonímia: Ipomoea bona-nox, Ipomoea aculeata, Ipomoea maxima, Ipomoea noctiflora, Convolvulus aculeatus, Convolvulus maximus, Calonyction speciosum, Calonyction bona-nox, Calonyctium aculeatum, Calonyction album, Ipomoea noctiflora, Calonyction pulcherrimum, Bonanox indica, Bonanox riparia
* Nome Popular: Boa-noite, Dama-da-noite, Bona-nox
* Família: Convolvulaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: América Central e América do Sul
* Ciclo de Vida: Perene
A boa-noite é uma trepadeira volúvel, de caule semi-herbáceo e seiva leitosa. Ela cresce sobre suportes ou sobre a terra, interlaçando seus ramos verrucosos com frequência. Sua altura, ou comprimento dos ramos, pode alcançar de 5 a 30 metros. As folhas são cordiformes, inteiras ou trilobadas e de cor verde-escura. O florescimento ocorre durante o ano todo, em regiões de clima tropical, ou no verão, sob clima temperado. As flores são tubulares, solitárias, perfumadas, grandes e abrem-se repentinamente ao entardecer, permanecendo abertas durante à noite e fechando-se aos primeiros raios de sol. O fruto é um cápsula ovóide e contém sementes lisas, de cor branco-creme a marrom.

Esta belíssima liana é uma opção muito interessante para jardins visitados à noite ou à tardinha. Mesmo assim, os botões de flores, assim como a folhagem escura e viçosa, são decorativos de dia também e perfeitos para cobrir suportes leves ou estruturados, desde cercas de arames, até treliças, pérgolas e caramanchões. A boa-noite é uma espécie muito rústica, e pode ser culivada em vasos e jardineiras, assim como diretamente no solo. Ela não necessita de tutoramento ou amarrios, pois é capaz de subir sozinha sobre o suporte. Seu uso deve ser evitado em janelas de quartos de pessoas mais sensíveis ou alérgicas (devido ao perfume exalado das flores). Como se propaga com muita facilidade, esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de ser uma espécie tipicamente tropical, a boa-noite pode ser cultivada como anual em locais de clima temperado, sendo plantada na primavera e apresentando rápido desenvolvimento. Não tolera geadas, mas resiste à curtos períodos de seca ou encharcamento. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

fonte:http://www.jardineiro.net

2 comentários:

Uska Hope disse...

Olá, adorei seu bloguito!!! Eu estava a procurar por uma trepadeira diferente e perfumada...Para por no meu jardim de entrada na minha casa nova. E achei aqui!!! Parabéns e sucesso!!
Se quiser dar uma olhada na casa que estou a reformar...
http://uskab2.blogspot.com/2010/03/cansei-do-provisorio-eterno.html

gitanale disse...

Gostei muito,tenho a trepadeira dama da noite em minha casa que se tornou meu xodó,não me canso de admirar !!!!um abraço e obrigada .

Postar um comentário

olá Obrigada pela sua visitinha eai o que achou?