26/06/2009

Trepadeiras


* Nome Científico: Passiflora sp
* Nome Popular: Maracujá, flor-da-paixão, maracujazeiro
* Família: Passifloraceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: América Tropical, Ásia e Austrália
* Ciclo de Vida: Perene

É uma planta trepadeira, de crescimento vigoroso e continuo; com sistema radicular pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação). Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras são partidas, com bordos serrilhados. As flores são grandes, vistosas, de diversas cores de acordo com a espécie e a variedade. O principal polinizador natural do maracujá é a abelha mamangava.

A floração ocorre no verão. Os frutos são arredondados e com numerosas sementes achatadas envoltas pela polpa gelatinosa e saborosa. O gênero Passiflora compreende cerca de 400 espécies, sendo que entre estas, 2 espécies são as mais importantes na produção de frutos: o P. edulis e o P. alata. Os frutos tem ampla utilização culinária, prestando-se para o consumo in natura e para o preparo de sucos, geléias, sobremesas e molhos para carnes.

Adequada para cobrir cercas, pérgolas e caramanchões, deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil com boa adubação orgânica regada periodicamente para uma boa floração e frutificação. A maioria das espécies não é tolerante ao frio e às geadas. Pode perder a beleza e a saúde com a idade, requerindo o replantio. Multiplica-se por estacas e principalmente por sementes.
Medicinal

* Indicações: Ansiedade, insônia, stress, dor de cabeça.
* Propriedades: Sedativo, tranqüilizante.
* Partes usadas: Frutos, folhas e raízes.

e o melhor depois de curtir a beleza das suas flores.
voce terá maracujá por um longo periodo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as informações sobre o passiflora;tá me ajudando num trabalho de descrição morfológica que tô fazendo na Ufpa. Valeu!

Postar um comentário

olá Obrigada pela sua visitinha eai o que achou?