01/07/2009

Horta em casa




como é bom ter salsa, cebolinha,pimenta de cheiro, enfim ter sempre uma verdura ao alcance livre de qualquer agrotoxico vou postar abaixo ideias para pequenos espaços mas que vao garantir ter sempre aquele cheiro verde.

Composto Organico
creditos ao http://www.fazfacil.com.br
A nível de propriedade rural é feita em grandes leiras, em geral revolvidas com trator.
Mas para quem deseja fazer em seu quintal, uma caixa de 1,0 x 1,0 x 1,0 metros sem fundo, direto no solo é mais do que suficiente.

Quem não tem muito espaço pode adquirir uma lata de lixo plástica grande e retirar boa porção do fundo para escoamento da água.
Para cobrir, use uma lona ou chapa de papelão.
Passo a passo do preparo da compostagem:

Colocar os resíduos, alternando os vegetais com excrementos de animais herbívoros como gado, cabra e aves.
Usa-se restos de cascas de cozinha bem picados, aparas de grama, pó de café e folhas de chá, erva mate, o papel de filtro do café, guardanapos de papel usados, cascas de ovos bem trituradas, papel branco bem picado, papelão de caixa de ovos bem desmanchada, correspondência descartável de papel branco.

Cinzas de lareira ou fogão, também podem ser colocadas mas em pequena quantidade.
Quem tem tanque ou açude com plantas aquáticas, poderá aproveitar o excesso, pois estas dão excelente contribuição de nutrientes.

Cascas, folhas verdes de hortaliças, frutas, aparas de poda e estercos são considerados materiais verdes e são ricos em nitrogênio e carbono.
Já os materiais do tipo papelão de embalagem de ovos ou de tubos de papel toalha ou higiênico rasgados, papéis brancos, ramos de poda e pó de serra são chamados de materiais marrons, têm mais lenta decomposição, mas contêm muito carbono.

A proporção recomendada pela Embrapa é de uma relação de 75% de restos vegetais dos dois tipos para 25% de esterco animal.

A cada camada colocada, adicionar areia ou terra em camada fina, para evitar a proliferação de moscas.
Umedecer a mistura sem encharcar, para que os microorganismos comecem a trabalhar. Cobrir sempre é bom, evita molhar demais com chuva e também a não dissipar odores. O teor de umidade deverá ficar entre 40 e 60%, isto é, levemente molhado.

Não use:

comida cozida que contém sal, carnes cruas ou cozidas de gado, peixe ou aves, sebo, papel toalha usados para fritura, sementes de tomate, cascas de batatas, sementes de moranga e abóbora, sementes de inços, excrementos de cães e gatos, a areia do banheiro do gato, revistas, folders coloridos de propaganda. Também cinzas oriundas de churrasqueira por causa do sal e porque o carvão contém substâncias que podem prejudicar as plantas.



Jornais e papel branco podem ser usados, bem como folders brancos e cartas descartáveis de propaganda, não esquecer de rasgar fino. No entanto, se a quantidade de material for muito grande, considerar o destino dele para a reciclagem.



Na primeira semana recomenda-se revolver bem a mistura todos os dias e depois pelo menos uma vez por semana. Se o material ficar seco, irá esfarelar na mão, será necessário umedecer a pilha. Se por acaso começar a escorrer água, será necessário revolver bem, deixando arejar e ficar sem molhar por um tempo. Também a adição de materiais secos, como papel picado ajuda.
O produto final é o composto orgânico, de consistência fina, úmida e suave ao toque, com cheiro de terra e cor escura.
Conforme o material compostado terá nutrientes minerais de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, zinco, cobre, manganês e boro.

O índice de acidez do composto fica em geral com pH acima de 6,0.

Para plantas que apreciam solos ácidos, como gardênias e azaléas recomendamos também a adição de turfa que tem pH muito baixo para um melhor equilíbrio.

Garrafas PET:

Para plantas do tipo aromáticas, salsas, cebolas, cebolinhas, poderá usar garrafas de água ou refrigerante e mesmo bombonas de água.

Retire a parte superior até onde começar a ficar sem inclinação. Uma tesoura comum é suficiente. Não se esquecer de furar no fundo para a drenagem.

Para moranguinhos, poderá usar uma garrafa de 2 ou 3 litros, fazer furos grandes intercalando ao redor, colocar um substrato bem leve e plantar morangueiros, oréganos ou manjerona.
Amarre bem firme um arame e suspenda num ramo forte de uma árvore.
Não esquecer de regar quando fizer a ronda de molhar o jardim.

Garrafas Pet podem ser usadas como recipientes de plantio. Porém se deixadas ao sol irão esquentar muito, acabando por danificar a planta, literalmente “cozinhando” as raízes.




Embalagens de isopor:

Quando adquirimos eletrodomésticos, muitas vezes a embalagem é maior que o objeto comprado. O destino deste material é o lixo. E o isopor não degrada, poluindo o meio ambiente e aumentando os lixões.
Caso esta embalagem tenha cavidade de no mínimo 5 cm de profundidade, poderemos usá-la como recipiente para semeadura.
Com uma agulha de tricô, furar o fundo, colocar areia e por cima o substrato.

epelente de insetos é a hortelã (Mentha).
Como é invasora e espalha-se pelo canteiro abafando as outras plantas, nossa sugestão é que plante um ou dois tipos de hortelã num balde velho (de plástico ou metal) ou num vaso alto.


plantas que são repelentes de pragas

Coloque no meio do canteiro, entre suas hortaliças.
Ficará mais alta, não se espalhará no solo e agirá como guardiã de suas hortaliças.
Não se esquecer de regar o recipiente, no entanto


divirta-se e prepare molhos maravilhosos.

chame seus filhos pra ajudar e mostre como a natureza nos encanta.

bjim

3 comentários:

Maria L Filipe disse...

Oiiiiii :)
Adorei este Post
Aprendi muito..
Vou guardar para mim!!
Está muuuiiito interessante!
:))

Eliane B.M. disse...

BOA Noite Silvia,
Moro em Porto Alegre/RS e estava fazendo uma busca da Flanta de Chifre de Veado, acho uma planta exótica e linda, coloquei em minha casa em placa de fibra de côco, pois ganhei de presente e estava pesquisando cuidados que devo ter com ela, foi quando achei teu Blog me surpeendi com tua planta, nunca vi uma tão linda. Amei.
Obrigada por compartinhar conosco,seu blog é super interessante.

Livraria Sebo Movel disse...

olá estava eu procurando uma maneira de aproveitar meu pequeno espaço com algo bonito e util ao mesmo tempo ai,rive uma ideia porque não uma mini horta em meu apartamento,
adorei seu esta pagina ficou linda parabens

Postar um comentário

olá Obrigada pela sua visitinha eai o que achou?