01/07/2009

Sombrinha-chinesa



no dia das Maes de 2008 comprei um vaso na floricultura aqui ao lado do meu serviço para presentear minha mae achei interessante o aspecto enfim levei na floricultura recebi instrução de que esta planta detestava aguá que deveria ser regada 1 vez por semana e apenas com 2 colheres de agua pode . kkkkkkk enfim foi seguido a risca o que me foi passado conclusao antes do fim do mes das maes ela tinha morrido. minha mae me ligou desolada pois tinha adorado o presente mas ela tinha morrido. o vaso dela foi pra debaixo da pia da cozinha e acabou recebendo uma certa umidade e agua pois hora e outra minha mae acabava molhando ela. enfim quando ela resolveu jogar a terra fora pra reaproveitar o vaso eis que ele esta cheioooo de brotinhoos fui pesquisar na internet e descobri que ela se trata de uma planta aquatica e nos tratando ela como se fosse um cactos. kkkkkkkkkk
moral da historia vale sempre a pena pesquisar na internet o que realmente nossas plantinhas gostam pra nao acontecer de vc acabar matando um queridinha sem intenção

espero que gostem bjus


* Nome Científico: Cyperus alternifolius
* Nome Popular: Sombrinha-chinesa, palmeira-umbela, planta-umbela
* Família: Cyperaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Madagascar
* Ciclo de Vida: Perene

O Cyperus alternifolius ganhou o nome de sombrinha-chinesa devido à forma que tomam suas folhas. Esta planta possui as hastes finas e resistentes e proporciona um belo efeito ornamental. Na mesma família (Cyperaceae) estão também outras plantas mais conhecidas, como o papiro (Cyperus papirus), que era utilizado pelos egípcios para a confecção do papiro, e o papiro-brasileiro (Cyperus giganteus) que é nativo do Brasil. A sombrinha-chinesa é uma planta palustre de crescimento muito rápido, chegando a ser considerada como invasora em determinadas situações.

Desenvolve-se sob sol-pleno ou meia-sombra. Apesar de suportar o sol muito forte e frio intenso, nessas condições geralmente fica com as folhas queimadas e com mau aspecto. Quando cultivada diretamente no solo bem drenado, seu desenvolvimento pode ficar comprometido, devendo permanecer à meia-sombra. Já em solo úmido ou ainda em solo alagado, com coluna de água em torno de 5cm, aceita sol pleno. Mostra-se, assim, uma ótima planta para ser cultivada em lagos ornamentais, desde que suas raízes sejam mantidas sob controle. Cresce até cerca de 1,5 metro de altura.

Possui folhas perenes, sempre verdes, estreitas e eretas que partem do centro de uma haste, obtendo o formato de uma sombrinha. Requer que as folhas velhas sejam retiradas para manter uma melhor aparência. A sombrinha-chinesa não é exigente quanto ao pH da água, suportando altos índices de reserva alcalina. Assim, desenvolvem-se muito bem mesmo em lagos de alvenaria. As flores não têm importância ornamental.

Sua propagação pode se dar por sementes, por divisão do rizoma ou ainda cortando-se as folhas com uma parte da haste e deixando-a na água ou enterrando-a em solo úmido ou areia. É importante não introduzi-la indiscriminadamente em áreas abertas nas quais poderia prejudicar a flora local, considerando seu caráter altamente invasor.

creditos http://www.jardineiro.net

0 comentários:

Postar um comentário

olá Obrigada pela sua visitinha eai o que achou?