11/11/2009

Grama

sempre desde pequena aprendi que uma casa sem um bonito jardim nao é uma casa!
desde pequena tive um certo dedo verde tudo que eu planto nasce mas confesso, já perdi algumas plantas tbm nao é todo dia que estamos com o coração dedicado a jardinagem e isso influência e muito na hora de plantar afinal plantar é uma experiência maravilhosa e uma dádiva que Deus deu a todos ao ver sua perfeição.


estou de mudança para uma casa que o que vou ter em maior parte é o quintal este hoje se encontra maltratado infelizmente vou precisar me desfazer de algumas espécies pois quero um jardim harmonioso e nao uma bagunça q nao se sabe onde começa e onde termina.

mas tbm vou conservar muitas arvores como um pé de limão, um pé de sabugueiro, um pé de romã um pé de manga... pois tbm tenho alguns pés de frutíferas para plantar...

enfim o objetivo é deixar tudo gramado para espalhar umas garças, uns cogumelos, uns sapinhos de jardim dentre outros mimos iluminar com lindas arandelas por toda extensão para dar aquele ar de romance nas noites quentes daqui do meu Goiás.

estou pensando em semear a grama creio que saia mais em conta já que os tapetes já prontos custam em media 4 reais a unidade e como vou precisar de muitos e muito dinheiro pra investir no momento... e aqui em Goiânia é época das aguas chove muitooo e estou disposta a aproveitar para semear minhas sementes.

como fazer?

Plantio
Se você estiver plantando uma grama nova ou se estiver tratando de uma, vai ter que acrescentar grama. Há três formas de realizar esse processo:

  • semear: plantar sementes de grama no solo

O método mais comum e mais barato é o de semear. Ao plantar uma nova semente, selecione uma boa espécie e procure sementes de boa qualidade. Procure descobrir a melhor época para semear.

  • Para semear, primeiro misture qualquer tipo de camada superficial, fertilizante ou compostagem ao solo existente, usando um arado giratório.
  • Em seguida, use um ancinho ou um raspador para nivelar o solo. Isso minimiza saliências e orifícios, que dificultam o trabalho do cortador de gramas.
  • Depois, disperse a semente com a mão ou com um espalhador mecânico. O saco de semente deve informar, aproximadamente, quantas sementes devem ser usadas em uma determinada área.
  • Prense as sementes com um rolo de grama.
  • Revolva a área semeada para cobrir parte das sementes com solo.
  • Cubra a grama com um pouco de herbicida.
  • Umedeça a área semeada e regue com freqüência até que a grama comece a despontar.
fonte: Como tudo funciona

vou tentar e qualquer coisa aviso vcs se obtive ou nao sucesso...

2 comentários:

Taty disse...

OI silvia! também estou amando te conhecer, é gostoso ler suas histórias, chego a ficar feliz com suas conquistas, isso é muito bom. Mas não sou tão prendada assim não viu? Apaixonada sim, muito!!! Isso me faz querer aprender aquilo que tenho dificuldade em fazer. Agora mesmo estou começando a me interessar por palntas, e vendo seu post vi que tenho uma amiga expert no assunto, isso é o máximo, vou precisar de vc, porque minha mão não é muito boa não... Mudei de casa há um mes e agora o apartamento é maior, tem muita área com luz, então me empolguei pra encher de plantinhas, mas estou indo devagar porque tenho pena de ve-las morrendo... Mas acho que com dedicação um dia terei o meu jardim tb né? Quanto ao bebe amiga, vou esperar mais um pouco, marido quer agora não... não estamos preparados. Boa sorte no seu grande jardim, boa sorte na sua vida!!!
Beijos

Priscila Oliveira disse...

Olá Silvia, quero muito um jardim, mas acho que agora não é possível, mas quem sabe um dia....rs
Bjs...

Postar um comentário

olá Obrigada pela sua visitinha eai o que achou?