16/11/2009

No meu Cerrado Tem. *Pequi*

algum tempo estou com esta idéia de compartilhar com vcs amigas blogueiras sobre o que o meu lindo cerrado tem.
Principalmente porque o campo principal deste blog é falar da natureza e se tem um lugar riquíssimo em biodiversidade este é o cerrado brasileiro dona da maior reserva subterrânea de agua potável. e infelizmente ninguém da valor ao cerrado vivem queimando para transformar em pasto...
Mas nao vamos falar em tristeza e sim na sua biodiversidade e beleza

vou abrir a serie falando do fruto que nesta época tem em tudo quanto é esquina nas rodovias e aonde vc plantar

*PEQUI*

O pequi (Caryocar brasiliense; Caryocaraceae) é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais.
O pequizeiro é uma arvore protegida por lei que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional.

Altamente calórico, perfumado, assim como o gosto meio adocicado, é usado como condimento. O fruto do pequizeiro é rico em Vit. A e C, principalmente. Sua polpa contém uma boa quantidade de óleo comestível, sendo muito rica em vitamina A e proteínas.
Os frutos são muito usados para se cozinhar com arroz ou outros pratos salgados, das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Seu grande atrativo, além do sabor, são os cristais que forma na garrafa, que dizem, são afrodisíacos.
A amêndoa ou castanha é comestível e muito saborosa. É utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes, usado para fortalecer a pele.
O óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquites, gripes, resfriados e controle de tumores. O chá das folhas é tido como regulador menstrual, combatendo também enfermidades dos rins e bexiga. O pequi deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres.
Deve ser levado a boca para então ser "raspado" - cuidadosamente - com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada e parar antes que os espinhos possam ser vistos.
Jamais atire os caroços ao chão: eles secam rápido e os espinhos podem se soltar.
A castanha existente dentro do caroço é muito saborosa; para comê-la, basta deixar os caroços secarem por uns dois dias e depois torrá-los.
A raiz é tóxica e, quando macerada, serve para matar peixes. Sua madeira é de ótima qualidade, alta resistência e boa durabilidade. A madeira fornece dormentes, postes, peças para carro-de-boi, construção naval e civil e obras de arte. Suas cinzas produzem potassa utilizada no preparo de sabões caseiros. A casca fornece tinta, de cor acastanhada, utilizada pelos artesãos no tingimento de algodão e lã.

O Pequi também ameniza o tratamento de câncer
fruto típico do Cerrado tem propriedades que o indicam como coadjuvante eficiente no tratamento de câncer e, ainda, para o retardamento da velhice
A pesquisa concluiu que o pequi é capaz de proteger as células dos efeitos colaterais das drogas usadas no tratamento de câncer, que costumam ser muito violentos.
ele e rico em vitaminas A, C e E.

fonte da pesquisa acima Arara:


nesta semana estarei postando algumas receitas utilizando o nosso delicioso pequi
mas muito cuidado ao ingerir nosso tao famoso fruto pois ele contem espinhos vc precisa roer ele com os dentes jamais morder pois seus espinhos pequenos tem um poder de destruição terrivel. mas nada que abale seu poder de aroma e sabor unico.

lembrando que para saber se o fruto esta maduro basta recolher os caido estes estarão bem carnudos e saborosos o pequi pode ser congelado por um bom período de tempo.

fonte: Biologo.com

4 comentários:

despachos disse...

Sempre quis comer pequi e nunca tive oportunidade. Como não sei fazer ou comer, fico com medo de ficar com a lingua tal qual um porco espinho.
Quem sabe um dia vou te visitar e você me ensina.
Beijos
Lu

Ana Paula Pretti disse...

Oi querida,
Não vou dizer para não ficar triste com a mudança que NÃO aconteceu, pq sei que não vai adiantar, só posso te dizer que um dia a mudança vai acontecer, e vc nem vai lembrar dessa tristeza que esta passando...

Quanto ao pequi... Quando me mudei pra cá (sou do Paraná) era bem na época de PEQUI, as ruas da cidade estava infestada, te confesso que não agradei nem um pouco do cheiro, detestava, isso até eu experimentar a dita BOLOTA AMARELA kkkk, hj eu sou apaixonada, amoooooo!!!!

Beijos!!!!

Kris Ribeiro disse...

Linda Parabéns achei o pequi no seu \Jardim... Estou ajudando em Clube de maes aki em Uberlandia e descobri o don de Pintar!!!Preciso pintar frutos do cerrado se tiver alguma coisa e quiser me ajudar ficarei muito agradecida...Mais uma vez parabéns pelo seu blog ele é perfeito!!!email: Krizribeiro@ymail.com

Teller of Truths disse...

maravilha acho que deveria ter mais linda parabens

Postar um comentário

olá Obrigada pela sua visitinha eai o que achou?