06/07/2009

Samambaia


Samambaia

Olá
Resolvi abri a semana falando desta planta que não tenho sorte em seu cultivo.
Por quê? Não sei, mas jamais consegui manter elas vivas sempre acabam por amarelar suas folhas e morrem. Eita plantinha difícil de se ter se alguém tem sorte com estas belezas me ajude acho um charme elas nas áreas de casa com suas folhas pendentes que horas chegam a se arrastar pelo chão. Minha mãe tinha uma amiga que jamais vi ter um dedo verde pra samambaia. Eram de dar inveja.
Resumindo resolvi pesquisar cuidados com as samambaias eis que encontrei uma dificuldade tamanha desde que esta tal Mulher Samambaia apareceu quando se busca no Google sobre este assunto só da ela literalmente. Rsrsrsrsrsrsrs
O Pouco que achei é que
• Ela não gosta de ser mudada de Lugar
• Não suporta sol queimando suas folhas delicadas.
• Não suporta vento.
• É muito suscetível a pragas como cochonilhas, lagartas, pulgões.
• Necessita de adubação 1 vez por mês.
• Preferem os Xaxins. Este a qual se encontra em extinção. não tive sorte com a fibra de coco.
• Tem de ser constantemente Podadas para a retirada de folhas secas e para a verificação se não estão sendo atacadas por pragas.
• Multiplicam através de rizomas.
• Gosta de uma boa umidade


Curiosidades:
Você sabia?
• A Pteridium aquilinum (samambaia) é uma planta inteiramente tóxica, sendo a brotação sua porção mais perigosa ao gado. A planta, mesmo quando dessecada, também conserva a toxidez por muito tempo.
Os princípios tóxicos já conhecidos da planta, são:
1) Tiaminase, enzima que degrada a Tiamina ou Vitamina B1, sendo um problema maior em eqüinos, causando sintomatologia neurológica;
2) Tanino, considerado uma substância com atividade carcinogênica;
3) Quercetina, considerado um flavonol, é o agente carcinogênico primário da Pteridium aquilinum;
4) Ácido chiquímico, exerce efeitos carcinogênicos variáveis, dependendo do tempo de dessecação e estocagem da planta;
5) Prunasina, considerada um glicosídeo cianogênico, encontrado nas folhas jovens, exercendo pouca atividade carcinogênica;
6) Ptaquilosideo, capaz de produzir tumor intestinal, mamário e de bexiga em ratos experimentais;
7) Aquilideo A, também possui atividade carcinogênica;
8) Canferol, é também um flavonol e considerado carcinogênico

No campo esta planta vem sendo alvo de exterminação pelos pequenos e grandes proprietários de terras devido seu alto poder toxicológico.
No leite bovino a toxina da planta já foi isolada, demonstrando que os bezerros que mamam o leite de vacas intoxicadas fecham o ciclo da doença e continuarão a serem doentes. Estudos também demonstraram a formação de tumores em ratos e camundongos alimentados com leite de vacas que se consumiram samambaia. O consumo de leite de vacas intoxicadas deve ser rigorosamente evitado e comercializado.
Pela literatura compulsada, não há, ainda, conhecimento científico suficiente para condenar o consumo de carne dos bovinos acometidos pela enfermidade. Entretanto, alguns pesquisadores alertam que uma maior porcentagem de câncer de estômago no homem ocorre nas regiões onde existem vacas que se alimentam de samambaia. Por estas conexões, os exemplos ressaltam a importância dos conhecimentos da ciência veterinária e suas inúmeras contribuições também para a saúde pública.

Enfim apesar de sua beleza tomem cuidado.

2 comentários:

Lu de Oliveira disse...

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAC_ZwUQL4qkOc5lp096_efFikmV37OK5zdZ8nk-ATbvdlfPPLt1-rMlyFTdpmPDXvKzb7UqrftMbk7gdZFikQoMAm1T1UF4rHJkjSdRKVT8iEoZQyd97lIGA.jpg
Oi Silvia este é o endereço da foto de minhas samambaias se voce conseguir abrir me avise, não é dificil cultivar samambaias dentro e fora de casa.
Lucia Cunha

Unknown disse...

Alquem sabe se os pontos nas costas das folhas da samanbaia que ganhei do meu sogro, podem ser praga e se pode contaminar o meu jardim?

obrigado
Kim Oluf Jorgensen.
kim.jorgensen@tvglobo.com.br
kimoluf@gmail.com

Postar um comentário

olá Obrigada pela sua visitinha eai o que achou?